Você já ouviu falar sobre dominância no mercado cripto?

Se você acompanha o mercado de criptoativos já deve ter se deparado com um assunto bem comum nesse universo: a dominância do bitcoin no mercado cripto.

Esse é um indicador bastante popular do mercado e serve como base para discussões sobre a saúde dos projetos que envolvem criptomoedas e também sobre o futuro do ecossistema para os próximos anos.

Mas, afinal o que é essa tal dominância? É o que vamos te explicar de forma simples.

Primeiro é importante sabermos que esse índice é medido em relação ao bitcoin, uma vez que essa é a criptomoeda mais importante e valiosa do mercado. Tanto o projeto (Bitcoin) quanto a criptomoeda (BTC) servem de parâmetro para todas as outras criptomoedas do ecossistema.

Esclarecido isso, podemos dizer que a dominância do bitcoin nada mais é do a relação entre a capitalização de mercado do BTC a capitalização de todo o mercado de criptomoedas.

No momento da publicação deste artigo, por exemplo, o market cap do bitcoin era superior a U$ 411 bilhões (valor superior a R$ 2 Trilhões). Já o valor total de market cap do mercado de criptomoedas estava na casa dos U$ 952 bilhões (mais de R$ 5 trilhões). Isso quer dizer que a dominância do BTC estava na casa 43.3%.

Leia também: DeFi: Uma nova revolução para o mercado financeiro
Leia também: Oráculos: A ponte entre o mundo real e virtual

Ou seja, mais de 40% do valor total do mercado de criptoativos provém do bitcoin. Isso é dominância. O segundo projeto com maior poder de dominância no mercado cripto é o Ethereum que possuía cerca de 15.6% no momento da publicação deste texto. Em seguida vem todas as outras altcoins e os projetos DeFi (Finanças Descentralizadas).

É importante ter em mente que essa relação de dominância muda a todo tempo, conforme o dinamismo imposto pelo próprio mercado cripto. Um exemplo disso está no próprio bitcoin que já exerceu uma dominância muito maior nesse mercado (cerca de 47,5% em julho de 2021), mas também muito menor (cerca de 36,7% em julho de 2018).

Desta forma, é importante destacar que a dominância do bitcoin em relação ao mercado de criptoativos tem sua relevância, principalmente no mercado cripto passa a ser importante para analisarmos a saúde de todo o ecossistema das criptomoedas, especialmente das altcoins e dos projetos DeFi.

É mais um indicador de um universo disruptivo e inovador como as criptomoedas. Conhecer e acompanhar esse e outros indicadores é importante para compreender e até prever os movimentos que esse mercado faz e fará ao longo dos ciclos econômicos. 

Aproxime-se da sua liberdade financeira, clique no botão abaixo: