Vencedor de um Hackathon cria projeto com Inteligência Artificial contra incêndios

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 23/12/2019

Maior premiação em um Hackaton no Brasil

Nos dias 6 e 8 de dezembro foi feito um Hackaton no Porto de Santos (Porto Hack Santos) e o vencedor foi um projeto para identificar por meio de inteligência artificial incêndios florestais, podendo rastrear a localização e acionar os responsáveis.

“capaz de identificar a imagem de um incêndio, rastrear sua localização, identificar planos de emergência em uma base de dados e acionar os devidos contatos, como gestores e autoridades, em um curto espaço de tempo”, segundo a matéria de divulgação.

O Hackaton foi realizado em um hotel em Santos, com 60 participantes divididos em 10 equipes, com duração de 30 horas de evento. Os vencedores no total receberam R$ 60 mil.

Em segundo lugar, com a premiação de R$ 12 mil, o projeto escolhido foi um sistema de Inteligencia Artificial e blockchain, que seria capaz de prever acontecimentos a partir de dados históricos, evitando danos e antecipando planos de emergência.

A divulgação ainda destacou a participação feminina que foi de 18% e defende um projeto para o futuro, com 60 estudantes de baixa renda para melhorar a perspectiva do futuro dos participantes, proporcionando empregabilidade na indústria 4.0.