Tecnologia com sensor quântico pode revolucionar meios de comunicação

Por: Daniela Abrantes

Publicado em 26/03/2020

Campos de batalha podem ser beneficiados

Cientistas do exército norte americano estão desenvolvendo um sensor quântico que permite detectar sinais de comunicação em uma radiofrequência de 0 a 100 GHz.

Antes dessa descoberta, seria necessário utilizar várias antenas, amplificadores e componentes para fazer a mesma função que o aparelho desenvolvido está fazendo, sendo mais eficiente e quase indetectável.

A pesquisa vem sendo feita desde 2018 com a utilização de átomos super sensíveis, conhecidos como átomos de Rydberg. Desde então, vem ocorrendo testes com alcance de frequência de 0 a 1 trilhão de Hertz.

“Esse resultado é um importante passo para entender como essa tecnologia pode ser usada em campo”, afirma David Meyer, cientista das forças armadas americanas.

Os resultados da pesquisa apontam que o sensor pode detectar os sinais dentro deste alcance, superando tecnologias como cristais ópticos elétricos e o desafio dos cientistas é buscar uma forma de aprimorar a sensibilidade desses sensores, para detectar os sinais mais discretos na rede.