Saiba o que são Smarts Contracts e porque eles estão revolucionando o mundo dos negócios

Ao longo dos últimos anos, convivemos com muitas inovações tecnológicas que mudaram nossa forma de viver. Smartphones e computadores cada vez mais sofisticados, carros inteligentes, equipamentos automatizados, são bons exemplos do que já temos à disposição na sociedade atual.

Porém, uma inovação em particular tem chamado bastante atenção nos últimos anos: os smarts contracts (contratos inteligentes). Essa tecnologia tem ganhado espaço no mercado e gerado muitas vantagens para o mundo dos negócios.

Mas, afinal o que são os smarts contracts? Respondendo de forma simples, o contrato inteligente é uma importante ferramenta tecnológica que permite a criação de contratos autoexecutáveis, ou seja, tem a capacidade de se cumprir por si só, não podem ser perdidos ou adulterados. 

Os smarts contracts possuem as mesmas funções de um contrato tradicional, estabelecendo benefícios, obrigações e sanções, caso seja necessário, entre as partes que assinam o acordo. Contudo, enquanto um contrato “normal” descreve os termos de um relacionamento, um smart contract impõe a relação com um código criptográfico.

Em resumo, podemos dizer que os smarts contracts são totalmente digitais, se executam automaticamente, sem a necessidade da intervenção humana e funcionam dentro da blockchain, um grande banco de dados público e distribuído das criptomoedas.

Um fator importante é que o acordo firmado entre as partes não podem ser deletados, nem alterados e é totalmente impossível impedir ou censurar as instruções contidas nos smarts contracts.

Mais segurança e descentralização

Podemos dizer que a segurança é uma das principais vantagens dos smarts contracts. A tecnologia é capaz de garantir a origem e o destino do acordo firmado, identificando, por exemplo, por que e quando o negócio foi modificado.

Sua capacidade de ser utilizada juntamente com ferramentas automatizadas de gerenciamento de empresas também é enorme. A automação de um contrato oferece muito mais precisão e inteligência na hora de ser executado.

Além disso, os contratos inteligentes têm um caráter descentralizado, uma vez que estão dentro da blockchain. O que isso significa? Em primeiro lugar, que o sistema passa a eliminar a atuação de um intermediário, gerando como consequência uma economia ou uma nova relação de mercado, definido pela autonomia do cidadão.

Qualquer tipo de troca pode ser realizada, como por exemplo, aluguéis de propriedades, venda de títulos e ações, mas principalmente, transações no mercado de criptomoedas, o que ocasiona mais descentralização das relações financeiras.

Espera-se que no futuro, com a massificação dos smarts contracts, o número de fraudes contratuais diminua consideravelmente, gerando um ambiente econômico mais sustentável, onde tenhamos transações mais justas e equilibradas.

 

Você ainda não possui 0 Contrato de Locação de Criptoativos da Braiscompany?

Entre agora mesmo em contato com o nosso time de especialistas clicando aqui. 

 

Fotos: 

Aproxime-se da sua liberdade financeira, clique no botão abaixo: