Projeto do Banco Central visa fim de taxas de transações entre bancos

O Banco Central, finalmente, vai por um fim nas taxas de transações bancárias.

A fim de democratizar o acesso ao sistema bancário, que ainda é absurdamente caro no Brasil, o BC está desenvolvendo um projeto chamado PIX. Essa iniciativa prevê que os serviços de pagamento e de transferência estejam amplamente disponíveis aos brasileiros, atendendo às suas mais variadas especificidades, de forma segura, instantânea e prática, a qualquer hora ou dia. Mais ou menos como já acontece no mundo dos criptoativos.

Segundo o presidente do Banco Central do Brasil, Campos Neto, uma das novidades do PIX é que ele vai permitir aos usuários sacar dinheiro sem precisar dos bancos:

“Para inaugurar essa agenda evolutiva, anúncio hoje para vocês, em primeira mão, que o PIX permitirá o serviço de saque por meio da rede varejista. As regras e os primeiros detalhamentos deste produto serão apresentados na próxima reunião do Fórum PI, em agosto”, disse.

Esse projeto tem por intento principal diminuir os custos de logísticas e operacionais, com a distribuição do numerário. Dessa forma, o sistema bancário seria muito mais acessível a toda a população, sem as taxas exorbitantes e desnecessárias cobradas atualmente.

Por Amanda Martins
Publicada em 26/06/2020