Projeto de agricultura no nordeste será baseado em Blockchain

Feijão nosso de cada dia mais tecnológico

Revolução Blockchain, nunca existiu melhor nome para definir o atual momento dessa tecnologia. A base tecnológica do bitcoin está presente em diversas aplicações de grandes empresas mundiais e de startups. Governos ao redor do mundo também abriram a visão que podem utilizar a tecnologia para otimizar várias atividades.

O governo da Bahia fez o lançamento do aplicativo SOL (Solução Online de Licitação), que funciona na base da tecnologia blockchain. O app permite que interessados em fazer partes de licitações e projetos públicos na área agrícola, lancem ofertas para concorrer às licitações.

O sistema proporciona o acompanhamento das empresas envolvidas no processo de licitação, monitoramento também estendido ao população em geral, que vai visualizar os processos e etapas das escolhas no app. A empresa Caiena Tecnologia e Design do Rio Grande do Norte.

Pequenos agricultores, grandes tecnologias

O aplicativo permite aos pequenos agricultores mais transparência na participação de projetos de incentivo. Em relação ao aplicativo, o governo da Bahia emitiu em nota que: “editais, atas e contratos são gerados de maneira automática e as informações ficam disponíveis para que outros estados utilizem. Todas as informações sobre as licitações ficam disponíveis e armazenadas em um ambiente digital, tornando o processo seguro e transparente”

A projeção é que o aplicativo alcance iniciativas agrícolas de todo o nordeste até demais partes do país, já que os dados serão compartilhados entre governos para maior transparência. O app permite que fornecedores do setor agrícola de todo país possam enviar propostas e monitorem a licitação.
Por: Fábio Vieira