Primeira estátua em homenagem a Satoshi Nakamoto é inaugurada na Hungria.

O misterioso criador do bitcoin Satoshi Nakamoto foi homenageado com uma estátua em Budapeste, capital da Hungria. A cidade foi a primeira do mundo a homenagear Satoshi. A escultura chamou a atenção por não ter traços definidos no rosto, não sendo possível identificá-lo de fato com uma pessoa, assim como o criador do bitcoin que até hoje não teve sua identidade revelada.

Os responsáveis pela execução do projeto foram os artistas Réka Gergely e Tamás que esculpiram o rosto de Satoshi em um composto de alumínio de bronze que reflete a imagem de quem está observando a estátua. A intenção é perpetuar a ideia “Somos todos Satoshi” reforçando que o bitcoin não tem um dono, mas é de todos, por isso, todos que olharem de perto para a escultura, se verão nela.

Os escultores Reka Gergely (esq) e Tamas Gilly (Dir) ao lado do busto de Satoshi em Budapeste.

O projeto foi idealizado pelo entusiasta cripto, empresário e jornalista Andras Gyorfi e teve o financiamento de quatro empresas da área cripto do país. A escultura fica no  Graphisoft Park ao lado de uma estátua do fundador da Apple, Steve Jobs, e uma instalação do inventor húngaro Erno Rubik.