Prefeito quer aplicar parte do Tesouro do Rio em criptomoedas e dar desconto para quem pagar IPTU com Bitcoin

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou na noite desta quinta-feira , 13, que pretende dar descontos para quem quiser pagar o IPTU com Bitcoin. O gestor municipal ainda revelou a criação de um grupo de estudo que vai estabelecer regras para compra de uma reserva de bitcoin que deve compor cerca de 1% do Tesouro do Rio de Janeiro.

As novidades trazidas pelo prefeito carioca vieram após uma conversa do gestor com o prefeito de Miami, Francis Suarez, dentro da programação do Rio Innovation Week. Suarez é gestor de uma das cidades mais importantes dos Estados Unidos e um fã declarado do Bitcoin. Ele foi o responsável por levar Miami a ser um dos primeiros municípios norte-americanos a comprar Bitcoins no país.

Ainda nesta sexta-feira, 14, a prefeitura do Rio de Janeiro deve publicar um decreto estabelecendo um grupo de trabalho para iniciar os estudos que terão como objetivo criar regras e condições para a compra de bitcoins pelo município carioca.

Com a decisão do prefeito Eduardo Paes, o Rio de Janeiro deve se tornar a primeira cidade brasileira a fazer este tipo de movimento do mercado cripto e coloca o Brasil mais uma vez na rota mundial de iniciativas inovadoras.

Pagamento de impostos com Bitcoin

 

Em relação ao pagamento de impostos com Bitcoin, o secretário da Fazenda, Pedro Paulo, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, explicaram que a ideia é oferecer descontos de até 10% no valor do IPTU para quem pagar os impostos com a moeda digital. 

Hoje, os cariocas têm a opção de efetuar o pagamento de impostos com 7% de desconto. A expectativa é que empresas do setor migrem para o Rio e se instalem na região Sul, em bairros como Leblon e Ipanema. Ainda não está público quais serão os incentivos para que essa migração aconteça.

Novos detalhes ainda serão divulgados pela prefeitura, como quem fará a custódia dos Bitcoins comprados pelo município e se o próprio Rio fará o processamento das moedas digitais ou buscar terceirizar o serviço, deixando nas mãos de alguma empresa que tenha expertise no mercado cripto. Outro detalhe que ainda será divulgado é o lançamento da “CriptoRio”, anunciada pelo prefeito durante o evento desta quinta-feira.

 

 

Quer entrar no mercado de criptomoedas com mais segurança e transparência?

Entre em contato pelos nossos canais oficiais nas redes sociais ou clicando aqui.

Nosso time de especialistas está esperando por você!