Os tipos diferentes de Trader

Trader: uma profissão em evidência

Nos 5 últimos anos, o mercado de Trader tem crescido exponencialmente. A oferta de vagas para esse cargo no LinkedIn, por exemplo, teve um aumento de quase 80%. Com a profissão, cada vez mais em evidência, quero expor um pouco sobre quais os tipos de trader que existem e o perfil de cada um.

O mais famoso é o daytrader: aquela pessoa que faz operações diárias no mercado, sempre entrando e saindo de suas posições no mesmo dia. Toda aquela parte (que já conversamos aqui em artigos anteriores como funciona) de análise gráfica é feita diariamente, de modo que, no final do dia, eles fecham sua posição com lucro ou prejuízo, faça chuva ou faça Sol. Esse traders, geralmente, são mais experientes no mercado em que operam, e buscam pequenas somas de lucros diários para a sua banca.

Outra opção muito conhecida é a de swing trading. Nessa modalidade, as operações possuem um tempo mais espaçado entre elas. Os profissionais compram um ativo e esperam alguns dias – às vezes até semanas ou meses – até que ocorra a valorização esperada, o famoso “holding”. Geralmente, quem começa a se aventurar no mundo dos traders, se sente mais confortável com essa opção, pois não tem a pressão de sair da operação no mesmo dia.

Se você estudou só um pouquinho sobre trader, certamente já tinha ouvido falar nessas duas modalidades, certo?

Mas vamos adentrar em modalidades mais desconhecidas.

Trader de posição são aqueles que buscam avaliar um ativo a longo prazo, não esperando findar a operação antes de 6 meses, podendo durar vários anos uma mesma operação. A análise fundamentalista por trás dessa opção é minuciosa. Eles focam no movimento de preços a longo prazo e montam estratégias para obtenção de lucro máximo com o mesmo ativo. Essa estratégia demanda um estudo específico e detalhado do ativo que se pretende investir e, normalmente, compõe parte da estratégia de diversificação da maioria dos daytraders.

Por fim, existe o trader monoativo, é aquela pessoa especializada em apenas um ativo. Ele conhece toda a história comportamental do ativo escolhido, detalhes aprofundados e, por isso, sabe o melhor momento de entrar e sair de uma operação com seu ativo. A dificuldade desse tipo de trader é a diversificação de carteira, estratégia que muitos estudiosos consideram necessária para gestão de risco.

Bem, é evidente que essa profissão conta com vasto leque de possibilidades de atuação. Então, se você está começando a entender agora o mundo dos investimentos, dedique um tempo a estudar uma das profissões que, logo, estarão entre as mais bem pagas do mundo!

Por: Amanda Martins

Publicado em 18/06/2020