Oráculos: A ponte entre o mundo real e virtual

Já conversamos aqui sobre a importância da tecnologia blockchain, base para a criação das criptomoedas e que já vem sendo utilizada em várias áreas de trabalho, mundo afora. Muitas empresas privadas e até órgãos governamentais estão utilizando ou estudando o uso dessa tecnologia, dada a sua segurança, uma vez que os dados registrados em uma blockchain são imutáveis.

Porém, é importante ressaltar que os protocolos blockchain estão limitados a obter informações ou dados que estão registrados na mesma rede. Ou seja, os protocolos blockchain não conseguem acessar dados ou informações externas. É nesse contexto que surgem os oráculos, que funcionam como uma ponte entre o mundo real e mundo virtual.

Podemos dizer que os oráculos são “guardiões” da blockchain e são fundamentais para garantir a veracidade das informações que estão dentro da rede e que são usadas, por exemplo, em contratos inteligentes (smarts contracts). Os oráculos são vitais para que a blockchain permaneça descentralizada, aberta e com um nível de confiança alto.

De forma mais acentuada, os oráculos são importantes para a indústria de Finanças Descentralizadas (DeFi). Para garantir que aplicativos descentralizados (dApps), como produtos de seguros, stablecoins algorítmicos, derivativos financeiros e mercados de previsão funcionem sem problemas, os protocolos DeFi contam com redes Oracle para dados on-chain em tempo real e resultados baseados em eventos. 

 

Entendendo como funcionam os Oráculos, na prática

Para entendermos como funcionam os oráculos na prática, faremos uma analogia simples. Imagine duas pessoas que fizeram uma aposta em uma partida de futebol. A primeira pessoa que chamaremos de João apostou no time A, enquanto que a segunda pessoa que chamaremos de Felipe, apostou no time B. 

Em seguida, eles fecham todos os detalhes da aposta, como por exemplo, as condições, valor que será apostado e as condições básicas para validar a aposta e colocam tudo em um smart contract.

Sem a necessidade de nenhuma intervenção humana, o oráculo obtém as informações até o final do jogo e de forma automática analisa as condições do resultado da partida, inserindo os dados dentro do smart contract que libera o dinheiro para o apostador que saiu vencedor. Tudo de forma automática.

O ponto chave aqui é entender que nesse sistema, uma vez programado, o contrato inteligente é totalmente controlado pelo blockchain e independe de terceiros. E os oráculos possuem um papel importantíssimo para que não haja erros neste processo.

Chainlink (LINK)

A líder no mercado de oráculos é a Chainlink (LINK). Fundada em 2017, é uma camada de abstração de blockchain que permite contratos inteligentes conectados universalmente .

Por meio de uma rede oracle descentralizada , o Chainlink permite que os blockchains interajam com segurança com feeds de dados externos, eventos e métodos de pagamento.

Chainlink fornece as informações críticas fora da cadeia, necessárias para que contratos inteligentes complexos se tornem a forma dominante de acordo digital. 

Apesar da grande dominância da Chainlink, outras empresas também se destacam na indústria dos oráculos, a exemplo da UMA, Augur e Band Protocol.

Evolução à vista

A indústria dos oráculos deve passar por uma grande evolução nos próximos meses ou anos. Isso porque, com o aumento da popularidade dos dApps (Aplicativos Descentralizados), os oráculos terão que evoluir para atender a crescente gama de ativos digitais e abrir o ecossistema da blockchain para uma gama maior de produtos.

Uma dessas evoluções que mais tem ganhado espaço é o oráculo otimista. Ele funciona de forma diferente dos oráculos tradicionais, uma vez que executam mecanismos “inestimáveis”, permitindo que qualquer pessoa possa propor soluções para solicitações de dados. O detalhe é que isso só acontecerá quando os dados estiverem incorretos.

A expectativa é que com o advento da Web3 e de outras tecnologias, os oráculos permitam que os desenvolvedores de DeFi criem cada vez mais produtos para expandir os limites do que é possível se fazer hoje. Os oráculos se apresentam como uma tecnologia chave para o futuro da tecnologia blockchain e dos dApps, tendo como principal missão fazer com que essas tecnologias alcancem todo o potencial que podem.

O mercado de criptoativos é uma grande oportunidade para quem deseja encontrar a liberdade financeira.

Para saber mais, converse com nosso time de especialistas clicando aqui. 

O mercado de criptoativos é uma grande oportunidade para quem deseja encontrar a liberdade financeira.