O halving e o otimismo do mercado

Na última semana, o valor do Bitcoin já subiu mais de 25%. Os especialistas de mercado associam essa onda crescente ao halving, que se aproxima.

Mas o que é famoso HALVING?

Satoshi Nakamoto, criador do bitcoin, determinou que a cada 210 mil novos blocos gerados (aproximadamente de 4 em 4 anos), a recompensa dada aos mineradores seja reduzida em 50%. A este processo é dado o nome de Halving. Essa estratégia permite que o gráfico de oferta de bitcoin tenha padrão logarítmico.

Isso acontece porque o bitcoin possui um número finito de moedas, e quanto mais esse número se aproxima do limite, mais difícil é de minerar. Devido à diminuição da recompensa causada pelo halving, a tendência é de que mineradores que possuam máquinas menos eficientes sejam “expulsos” do mercado, pois, a depender da cotação do bitcoin, estas máquinas não seriam mais lucrativas para minerar.

Todo esse cenário – bastante comum para quem já conhece esse mercado – gera uma consequência importante: a diminuição da oferta. É aí que tudo começa a fazer sentido! Ora, vamos tomar por exemplo o ouro: se você buscar comprar ouro em um garimpo, certamente conseguirá um preço muito baixo, pois é um local onde a oferta é alta; por outro lado, ao adentrar em uma joalheria de luxo, onde poucas peças são produzidas, certamente o preço exigido pelo produto será consideravelmente mais elevado.

Essa mesma linha de raciocínio é seguida pelo halving do bitcoin. Se a cada dia que passa o bitcoin se torna um “produto” ainda mais escasso, a tendência natural – pela lei de oferta e procura que rege todo mercado capitalista – é de que o preço se eleve. Isso explica ele já ter ultrapassado o valor de R$ 48.000,00, só nesta semana.

A boa notícia é que essa onda está só no começo. O halving não tem data certa para acontecer, pois depende do número de bitcoins minerados, mas a previsão é para 12 de maio desse ano. Então, se você ainda não começou a aproveitar as maravilhas do mercado de cripto, essa é a sua chance!

Por: Amanda Martins
Publicado em 07/05/2020