Novo sistema permite carregar carros elétricos sem precisar estacionar

Por: Amanda Martins

Publicado em 14/05/2020

Que tal uma dar voltinha?

Um projeto americano permite que a energia seja transmitida para as baterias do carro de forma semelhante ao carregamento por indução de alguns smartphones.

A pesquisa devensolvida na Escola de Engenharia de Stanford descobriu uma forma de permitir que os carros elétricos sejam carregados na estrada, enquanto são dirigidos, sem precisar estacionar para isso.

A ideia do projeto surgiu há três anos. Shanhui Fan e Sid Assawaworrarit, de Stanford, construíram o primeiro sistema do tipo. Os especialistas conseguiram demonstrar que a criação pode ser utilizada em veículos elétricos em movimento.

E a descoberta já está se expandindo para outros equipamentos – como robôs de fábricas) que, em curto prazo, não irão mais precisar para para serem carregados, podendo fazer jornadas de trabalho ininterruptas.

Os pesquisadores criaram um carregador sem fio capaz de transmitir eletricidade, mesmo quando a distância do receptor muda. Eles fizeram isso incorporando um amplificador e um resistor de feedback que permitam ao sistema ajustar automaticamente sua frequência de operação, à medida que a distância entre o carregador e o objeto muda. Por enquanto, o único fator limitante é a rapidez com que as baterias do carro podem absorver toda a energia.