Nike lança tênis tokenizado em uma blockchain

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 11/12/2019

Just do It!

A empresa de calçados Nike, patenteou no dia 10 de dezembro, uma série de tênis que serão tokenizados com um token não fungível (NFT) na blockchain Ethereum, apelidade de CryptoKicks, mais precisamente no token Ethereum ERC721 ou ERC1155.

O token será desbloqueado com a compra de um tênis físico correspondente, vinculando o código de identificação do proprietário com um código de 10 dígitos, garantindo autenticidade nos produtos.

“Quando um consumidor compra um par de sapatos genuíno, uma representação digital demonstrativa pode ser gerada, vinculada ao consumidor e atribuída um token criptográfico, onde o sapato digital e o token criptográfico representam coletivamente um ‘CryptoKick’.”, descreve a patente.

A patente indica ainda a utilização de elementos de jogos, especificamente o CryptoKitties, no qual permite que o usuário altere e crie seu próprio produto.

 “Usando o ativo digital, o comprador pode negociar, vender e armazenar com segurança o par de sapatos tangível em uma carteira de criptomoeda ou outro armário de blockchain digital. O sistema ainda permite mesclar ou “criar” um sapato totalmente diferente, com base em regras de fabricação padronizadas”.

Após a venda do calçado, a propriedade do token pode ser repassada juntamente com o produto físico, através de um aplicativo de gerenciamento.