MIT desenvolve spray que vira equipamento tecnológico

Por: Amanda Martins

Publicado em 14/04/2020

Tecnologia a todo vapor!

A tecnologia, batizada de ‘SprayableTech’, funciona a partir de modelos 3D desenvolvidos em softwares de edição. Assim, é possível desenhar um sinal na parede do próprio quarto para ajustar o brilho das luzes; ou até aplicar a ferramenta para transformar o braço de um sofá um controle remoto.

O projeto é impresso em molduras estêncil, que são utilizadas para aplicar o spray inteligente nas superfícies, a substância contém cobre e outros elementos condutores de eletricidade, garantindo seu funcionamento. Além disso, são aplicadas camadas exteriores, com isolantes elétricos e outros materiais que sustentam o funcionamento do sistema.

“Uma vez que a Sprayable Tech tem uma aplicação flexível, é possível imaginar seu uso em sistemas além de paredes e superfícies, como para alimentar cidades inteligentes e arquiteturas interativas em espaços públicos. Nós a vemos como uma ferramenta que vai permitir que humanos interajam com os ambientes de uma nova forma.”, disse Wessely.

Para Michael Wessely, autor principal de um novo trabalho acadêmico sobre a SprayableTech, a tecnologia deve ser útil para novas aplicações no espaço público no futuro.