Mais 90% dos bitcoins já estão em circulação e restam apenas dois milhões a serem minerados

O fim de semana reservou um grande marco para o universo das criptomoedas. Chegamos a marca de 19 milhões de bitcoins em circulação, o que quer dizer que faltam apenas duas milhões de moedas para serem mineradas.

O bitcoin tem como principal característica o fato de ser escasso, ou seja, existe uma quantidade determinada de criptos que serão emitidas. No caso do BTC esse número é 21 milhões. Fazendo uma conta simples, podemos chegar a conclusão que já temos mais de 90% de bitcoins em circulação. 

Esse controle de emissões de bitcoins é bastante controlado. A cada quatro anos, o número de novos bitcoins que são colocados em circulação diminui pela metade. Esse controle é chamado de “halving”.

Os mineradores de BTC recebem uma recompensa por cada bloco minerado. No início, a recompensa era 50 bitcoins, depois foi reduzida para 25 BTC e, em 2016, caiu para 12,5 BTC.

Atualmente estamos na quarta era com recompensas de 6,25 BTC por bloco, número que seguirá até meados de 2024. Essa recompensa seguirá diminuindo até que não haja mais blocos para serem minerados.

 

O mercado de criptoativos é uma grande oportunidade para quem deseja encontrar a liberdade financeira.