Libra pode abrir caminho para futuras moedas digitais

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 31/01/2020

Paulo Guedes incentiva criação de criptomoedas

No Fórum Econômico Mundial, em Davos no dia 23 de janeiro, o Ministro da Economia Brasileira, Paulo Guedes, comentou em um painel sobre a stablecoin Libra do Facebook que as criptomoedas são muito promissoras.

“Então há a nova tecnologia, a digital, a blockchain. […] O projeto do Libra está apenas invocando uma futura moeda digital.”, afirmou Paulo Guedes.

Nesse mesmo painel, oficiais e especialistas financeiros discutiram e afirmam que a stablecoin Libra pode trazer uma tendência mundial para reconsiderar o dólar dos Estados Unidos como maior reserva de valor.

O painel contou com Paulo Guedes, Ministro da Economia do Brasil, Gita Gopinath, economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Adam Tooze, organizador e diretor do instituto Europeu da Universidade de Columbia, Mario Centeno, o ministro das Finanças de Portugal e Zhu Ning, professor de finanças da Universidade de Tsinghua.

“Por que o dólar tem tanto domínio? Faz porque é a moeda que oferece a melhor estabilidade e segurança. […] Faz todo sentido manter seus valores em dólares, porque se as coisas correrem mal, elas ganharão valor”, afirma Gopinath.

Gopinath abriu o painel fazendo com que todos os envolvidos nas finanças globais reconsiderassem o status do dólar como moeda principal, apesar dele ainda possuir muita confiança e estabilidade.