Lei aprovada na Alemanha permite que fundos de investimentos do país aloquem até 20% do capital em cripto

A Alemanha, principal força econômica da Europa, aprovou uma lei que permite que os fundos de investimentos do país possam alocar até 20% do capital de mais de 2 trilhões de dólares em criptoativos. A lei chamada Fund Location Act foi aprovada dia 01 de julho e já está em vigor no país. 

Os Spezialfonds, como são chamados os fundos alemães,  são os investimentos mais procurados do país e também os mais utilizados pelas instituições. Antes da aprovação da lei eles eram impedidos de investir em ativos digitais. Com a mudança, se todos os fundos investirem 20% em cripto, podem chegar a injetar mais de 415 bilhões de dólares no mercado.

Além dos Spezialfonds, a lei também se aplicará a instituições financeiras, seguradoras e fundos de pensão recém-criados. A abertura da Alemanha para cripto pode levar a outros países europeus a seguir o mesmo caminho. 

Recentemente, o país permitiu a exchange Coinbase licença para oferecer serviços de custódia e negociação de criptoativos aos alemães. A Coinbase é a primeira empresa do segmento a receber essa aprovação e poderá abrir espaço para que outras exchanges também passem a funcionar no país.