Lamborghini adota tecnologia blockchain nos seus carros

Por: Allef Henrique
Publicado em 21/11/2019

Dirigindo na segurança da blockchain

A Lamborghini, famosa fabricante italiana de carros de luxo, fez uma parceria com o Salesforce (empresa americana de software on demand) aproveitando da tecnologia blockchain dela. A parceria tem o intuito de autenticar os carros da Lamborghini, que por sua vez, são revendidos ou repassados como herança, utilizando a plataforma blockchain Salesforce, tornando todo o processo menos lento.

A marca italiana de carros esportivos de luxo pretende adotar a tecnologia blockchain da Salesforce para criar uma rede confiável entre parceiros de distribuição para acelerar o processo de inspeção que ocorre na sua sede.

“A inovação está no centro de nossa empresa desde a sua fundação. O Salesforce Blockchain nos permitirá dar um passo adiante em nossa inovação, acelerando a autenticidade de nossos veículos hereditários mais rápido do que nunca.” disse o diretor de pós-venda da Automobili Lamborghini, Paolo Gabrielli.

Venham para o lado blockchain da força

A blockchain, tecnologia por trás do bitcoin, tem poder para mudar não apenas os setores financeiro e bancário, mas também pode trazer soluções até para problemas do nosso dia-a-dia. Aos poucos a tecnologia ganha mais força como uma ferramenta de transparência e de rastreio de matérias prima, alimentos, produtos e até pessoas, e agora também em carros superesportivos de luxo.

“A Blockchain está mudando a maneira como as empresas encaram a confiança e a transparência. A Lamborghini é um exemplo perfeito disso – estamos animados em ver como uma marca tão icônica é capaz de inovar e transformar o mercado de carros antigos com uma tecnologia de ponta como o Salesforce Blockchain.” acrescentou o vice-presidente sênior de tecnologia emergente da Salesforce, Adam Caplan.

Para realizar inspeções completas assim, os técnicos precisam trabalhar com uma ampla gama de parceiros, como casas de leilões, oficinas, fotógrafos, revistas, jornais, concessionárias e ainda algumas fontes de mídia. Tal gerenciamento é necessário para validar o histórico completo de um veículo e até mesmo verificar todas as peças e serviços de cada veículo exclusivo da marca.