Internet Quântica revoluciona a segurança

Por: Daniela Abrantes

Publicado em 28/02/2020

Avanço que traz segurança

Harun Silijak, um cientista de computação divulgou o desenvolvimento de um novo algoritmo utilizando internet quântica, que é capaz de aprimorar a privacidade em transações financeiras online, fortalecendo a segurança de fundos de investimentos.

Empresas como Google, IBM, Amazon e Microsoft já apostam no uso de internet quântica que possui capacidade de resolver problemas matemáticos complexos.

Apesar da tecnologia ser benéfica ela ainda não pode ser aplicada, visto a dificuldade de obtenção de informações, já que ela depende de um fenômeno chamado “entrelaçamento quântico”.

Esse fenômeno trata-se de uma conexão entre partículas, que imediatamente influencia o estado da outra. Para que isso aconteça existem os qubits, que podem representar simultaneamente 0 ou 1 do código binário.

“Na corrida constante entre criadores de códigos e decifradores de criptografia, a Internet quântica não apenas impede que os decifradores assumam a liderança. Ela vai nos direcionar para outro mundo”, explica Silijak em uma entrevista para o The Conversation.

Porém o alcance máximo de entrelaçamento quântico entre as partículas dos computadores ainda é insuficiente. E para corrigir isso, seria necessário a criação de um grande computador quântico, ligado a internet quântica e acesso em uma nuvem, para que cada computador tenha pelo menos um qubit em seu interior, permitindo o acesso à tecnologia.