Hong Kong e Tailândia podem implantar moeda digital

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 28/01/2020

Blockchain ultrapassando fronteiras

Uma parceria entre alguns bancos de Hong Kong e da Tailândia pode fornecer uma nova moeda digital em conjunto com o Banco Central (CBDC) para pagamentos internacionais.

As parcerias foram anunciadas dia 22 de janeiro,  e tem como nome de projeto Inthanon-LionRock, reunindo 10 bancos dos dois países.

Com isso os bancos podem fazer transferências e transações da moeda tailandesa e da moeda de Hong Kong, em uma base ponto a ponto (P2P), reduzindo com isso os custos de liquidez e tempo de operação.

“Por exemplo, os pagadores podem liquidar direta e imediatamente pagamentos com seus beneficiários via CBDC em uma rede DLT, em vez de passar por intermediários RTGS, incluindo bancos, envolvendo vários lançamentos de contas de débito e crédito. A infraestrutura para esses pagamentos diretos evita ainda o gasto duplo com pedidos de transações temporais.”, descreve o relatório do projeto.

A Tailândia e Hong Kong firmaram parcerias também para outras áreas relevantes, onde inclusive a Tailândia já havia feito uma parceria com a Ripple para a criação de um aplicativo móvel com blockchain que fornece pagamentos internacionais instantâneos e de baixo custo.