Google e Apple se unem para usar Bluetooth no rastreio de COVID-19

Por: Amanda Martins

Publicado em 13/04/2020

A união faz a força!

As duas gigantes de tecnologia, Google e Apple, se uniram no esforço de monitorar o coronavírus por meio do Bluetooth de Android e Iphone. Além de criar uma fundação interconectada para que aplicativos sejam capazes de fazer o rastreamento de contatos.

As empresas liberarão APIs em maio e darão acesso a elas para autoridades de saúde pelo mundo, para que essas organizações possam criar aplicativos para contenção da Covid-19.

Para garantir a segurança e a privacidade dos usuários, a empresa afirmou que um sistema “opt-in” faria parte desse sistema.

“Privacidade, transparência e consentimento são de extrema importância neste esforço, e esperamos construir essa funcionalidade em consulta com todas as partes interessadas”, afirma o comunicado oficial sobre a parceria

Na prática, a ideia é usar os sinais de rádio do Bluetooth para que os celulares se comuniquem de forma passiva; isso permite que cada dispositivo guarde um registro de outros aparelhos que estiveram em suas proximidades. Assim, os parelhos poderão identificar e avisar se quem passou próximo a você já teve diagnóstico de coronavírus.