Ford vai utilizar tecnologia blockchain para energia limpa

Eficiência ecológica certificada com a Blockchain

Um tendência mundial no setor automotivo vem sendo a construção de veículos elétricos, para diminuir a emissão de poluentes no ar e reduzir o consumo de combustíveis fósseis. A Ford, gigante do mercado global, implementou seu projeto de veículos híbridos a tecnologia blockchain.

Segundo a montadora, cerca de nove veículos Transit Hybrid e um Tourneo Custom Plug In Hybrid, que é um veículo à prova d’água, serão testados usando a tecnologia. Neste projeto, a blockchain será o registro da real eficiência energética e de emissão de poluentes nas cidades de Londres e Valência, na Inglaterra e Espanha respectivamente.

A cidade alemã de Colônia vai abrigar o teste da Ford com a tecnologia blockchain. Além da tradicional cidade germânica, Londres na Inglaterra e Valência na Espanha também farão parte dos testes.

Futuro tecnológico e sustentável

Um dos desafios da Europa é construir zonas com veículos de energia limpa, reduzindo a poluição e impactos no meio ambiente. A Ford buscou ser pioneira nesse segmento, apresentando o projeto Hybrid para vários polos metropolitanos do velho continente.

Segundo o presidente da Ford – Werke GmbH, Gunnar Herrmamm, o sistema de registros em blockchain é:

“A tecnologia blockchain que estamos testando aqui em Colônia permite rastreamento e registro seguros, à prova de violações dos registros de emissões de veículos, o que o torna ideal para o piloto do PHEV. A segurança, a confiança e a transparência dos dados de emissões são de suma importância para todas as partes interessadas neste projeto e são essenciais para nossa visão de um ar mais limpo na cidade. ”

Sistema de pagamentos via Blockchain

Conforme já publicamos no Brais News, várias montadoras globais estão testando um sistema de pagamentos via blockchain. Ford, BMW, General Motors, Renault e Honda vão iniciar os testes nos Estados Unidos de um sistema de identificação e certificação de pagamentos com a tecnologia base do bitcoin.

A blockchain entra como base de registro de identidade de veículos, no qual atesta o pagamentos automático de taxas ou impostos via blockchain, sem o uso de intermediários ou outros tipos de certificadoras.

Por: Fábio Vieira