Filme de Star Wars gera onda de ciberataques

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 26/12/2019

Alerta para roubo de dados e Bitcoin

O ultimo filme da trilogia de Star Wars foi lançado no ultimo dia 19 (quinta feira) e vem sendo utilizado por hackers para roubar dados e Bitcoins de clientes.

A empresa Kaspersky, especialista em segurança, afirmou ter encontrado 30 sites que distribuem copias gratuitas do filme e coletam dados de cartões no registro do site. Devido a isso, alguns malwares podem ser instalados nos computadores, executando automaticamente operações de mineração e substituição de carteiras de Bitcoin.

“É de conhecimento público que cibercriminosos exploram temas populares e, neste mês, ‘Star Wars’ é um ótimo exemplo. Conforme os atacantes conseguem colocar conteúdo e sites fraudulentos nos resultados das pesquisas, os fãs precisam ser cautelosos o tempo todo”, afirmou Tatiana Sidorina, pesquisadora de segurança da Kaspersky.

A pratica é chamada de “black SEO”, permitindo aos criminosos promoverem sites em resultados de pesquisa comuns. Os criminosos também utilizam o Twitter e outras contas para distribuir os links, compartilhando arquivos do torrent e conseguindo os dados dos clientes.

Até o momento 83 usuários foram afetados por 65 arquivos maliciosos disfarçados como copias do filme.