Evolução do 5G pode trazer benefícios poderosos

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 22/01/2020

Inovação com força total

Segundo um relatório publicado 18 de janeiro pela 5G Americas, a tecnologia 5G deve impulsionar a criação e desenvolvimento de novos serviços digitais em diversos setores da indústria, sendo relacionada a uma “pedra fundamental” da internet das coisas, que também está ligado a blockchain e criptomoedas.

“A blockchain vai gerar mais de US$ 3 trilhões em negócios, impulsionado pela implementação do 5G e da habilitação de aplicações em IoT. Curiosamente, o valor que hoje têm as grandes empresas de tecnologia: Facebook, Amazon, Google, Alibaba e Netflix. Ela será a espinha dorsal de uma nova internet de valor que também irá conectar grandes corporações da internet além de permitir que novas tecnologias exerçam seu potencial como 5G e IoT”., comentou Da Hongfei, fundador da NEO

Essa tecnologia pode inovar em aplicações voltadas para Internet das coisas baseadas em blockchain, com compartilhamento de dados, micro e nano pagamentos.

O número de dispositivos conectados a tecnologia 5G vem aumentando consideravelmente, no final de 2019 existiam 5 milhões de assinaturas, com previsão de chegar a 1,9 bilhão até 2024.

A Third Generation Partnership Project (3GPP) especifica as normas para tecnologias de celular, promovendo padrões para conectar mais pessoas. Eles atualizaram seus relatórios sobre a tecnologia 5G, focando no avanço de rádio de acesso, arquitetura da rede core e atualizações de sistema.

Países como China, EUA, Coreia do Sul, entre outros, devem implantar a rede 5G no ano de 2020, enquanto o Brasil só deve começar as instalações em 2022.