Dispositivo é capaz de ouvir estruturas celulares

Por: Amanda Martins

Publicado em 02/04/2020

Inovação que não para!

Já imaginou, quando você está doente, poder perguntar as suas células o que há de errado? Pois, é! Foi justamente isso que cientistas da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, fizeram.

O trabalho publicado na revista Science Daily, descreve a tecnologia por trás da “ausculta de células”. Os cientistas não estão medindo esforços para analisar o comportamento do líquido extracelular de diferentes células do nosso corpo. Isso é possível porque todas as células de tecidos animais possuem uma matriz extracelular de características próprias, a depender da função que cada célula desempenha no corpo.

Dessa forma, os cientistas descobriram que é possível identificar alterações no padrão dessa matriz extracelular em diversas ocasiões: na presença de medicamentos, substâncias tóxicas e até mesmo doenças.

Esse pequeno chip repleto de sensores que fica conectado a um transmissor e a um receptor; assim, quando uma pequena amostra da matriz é colocada sobre o chip, o transmissor gera uma onda ultrassônica que se propaga através dela e envia um sinal ao receptor.

Esse sinal indica ao dispositivo se existem regiões onde há rigidez na matriz, uma vez que esse aspecto indicaria a presença de possíveis problemas, como células cancerosas, por exemplo.

Os testes ainda bastante iniciais, com a utilização de apenas um chip por vez. Mas já é possível vislumbrar um avanço gigante nos métodos diagnósticos futuros.