Conheça a profissão de um Day Trader

Day Trader: a profissão mais antiga do mundo

A profissão mais antiga do mundo é a de comerciante. Base das primeiras relações entre comunidades, a troca de objetos foi o que permitiu toda a ascensão da Humanidade, até os dias atuais. No mundo capitalista, a figura do comerciante é ainda mais importante, é sinônimo de riqueza e de status.

Bem, toda essa contextualização histórica é para apresentar-lhes os comerciantes do futuro. Sim, eles são aqueles que vivem, única e exclusivamente, de operações diárias de compra e de venda, visando lucros. Hoje, eles recebem um nome diferente: traders.

Pois é, a profissão de trader é exatamente a mesma dos comerciantes de séculos passados. A grande diferença é apenas a forma de operar. Com o passar dos anos, foi-se percebendo a possibilidade de comprar diferentes ativos e lucrar com sua valorização, sem precisar abrir uma banca na feira, como antigamente.

Então, deixa eu tentar simplificar um pouco como que é o cotidiano de um trader.

Se você já ouviu falar sobre essa profissão, talvez tenham logo lhe assustado com gráficos e linhas de tendência. De fato, um trader tem grande capacidade analítica, para tomar decisões sobre os melhores momentos e comprar e de vender. Todos os dias, os traders – como os da Braiscompany – observam padrões em gráficos de velas (cada barrinha daquela é chamada de candle). O conhecimento do mercado de criptoativos – que só o tempo e a experiência permitem operar com segurança – são determinantes para ter sucesso.

Linhas de suporte e resistência também podem te auxiliar nesse processo. As resistências são patamares de preço onde os ativos param de subir e tendem a cair. Já os suportes são níveis de preço onde os ativos tendem a parar de cair e voltar a subir.

Existem duas formas básicas de operar um ativo: day trader e swing trader. Ou seja, você pode fazer operações diárias, buscando lucros, ou pode lançar mão de comprar um ativo e “segurá-lo” por algum tempo, até que ele se valorize para você efetivar a venda.

Claro, estou apenas lhe dando uma visão geral do que é essa profissão e de como ela tem crescido, ganhando, cada vez mais, espaço e visibilidade, principalmente, no mercado de criptoativos, onde as porcentagens de lucro são bem maiores.

Não vou entregar a galinha dos ovos de ouro, certamente. Mas eu posso lhe garantir que, assim como existem cursos de graduação em engenharia e medicina, em um futuro bem próximo trader também deverá ser opção de formação superior. Até porque, já é uma disciplina obrigatória nos cursos de engenharia das grandes universidades do Brasil, como a UNB.

Por: Amanda Martins

Publicado em 12/06/2020