Comercio internacional pode adotar tecnologias digitais

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 30/01/2020

A nova aliança entre Singapura, Mastercard e Mitsubishi

O governo de singapura em parceria com outras 16 empresas, incluindo Mastercard, Mitsubishi, DBS Bank, Tokio Marine, entre outras, formaram uma aliança para promover tecnologias digitais no comércio.

A parceria faz parte da ICC TradeFlow Alliance, que utiliza a plataforma de comércio digital TradeTrust, com sede em Singapura, permitindo trocar o sistema baseado em papel para o comércio digital, economizando tempo, fraudes, erro humano e custos operacionais.

“Entre os processos de negócios, o comércio e o financiamento do comércio continuam sendo os mais onerosos, com resmas de papel físico precisando se deslocar de um lugar para outro para estabelecer autenticidade e propriedade. As tecnologias digitais, especialmente a blockchain, estão bem orientadas para resolver isso, mas isso requer coordenação dos principais atores em escala global.”, comentou o Banco DBS de Singapura.

Com os testes feitos no comércio estimasse que o tempo de transação reduza pela metade, de 45 para 20 dias, possibilitando trocas comerciais, verificação e autenticidade de documentos, incluindo cartas de crédito, conhecimento de embarque, entre outros.

“Isso tem enormes benefícios, incluindo a possibilidade de novas fontes alternativas de financiamento comercial, permitindo que os investidores atualmente bloqueados pelas estruturas complexas e demoradas em papel invistam e negociem ativos físicos digitalizados (por exemplo, fundos soberanos, fundos de pensão, etc). Novos tipos de derivativos financeiros serão possíveis para o comércio e o financiamento do comércio globalmente.”, afirma a empresa de blockchain Perlin.

As empresas que irão utilizar a plataforma devem passar por uma reciclagem extensiva, mantendo os documentos físicos como backup e passando todos esses para o digital.

A empresa Perlin comenta ainda que a adoção do blockchain pode ser difícil mas deve acontecer em breve, sendo inclusive um dos objetivos da aliança, aumentar o apoio de desenvolvimento tecnológico nessa área.