Cinco gigantes do mundo automotivo unidas pela blockchain

Qual a relação entre um carro e um criptoativo?

A resposta é simples. Blockchain. A tecnologia que fundamenta o bitcoin e demais criptomoedas, presente em vários segmentos tecnológicos, não poderia ficar de fora de uma das maiores paixões mundiais. Os carros.

Cinco grandes montadores  estão estabelecendo juntas as diretrizes de um novo projeto nos Estados Unidos, para um sistema de logística e de pagamentos com base na tecnologia blockchain.

BMW, General Motors, Ford, Renault e Honda estão conectadas em um projeto desenvolvido pela Mobility Open Blockchain Initiative (Iniciativa de Mobilidade Aberta em Cadeia).

O objetivo do projeto é identificar, catalogar e rastrear os veículos produzidos com uma espécie de identidade digital criada na blockchain. O histórico de produção e logística relativo aos automóveis produzidos pelas montadoras será integrado nesse novo sistema.

O grupo pretende implementar o sistema inicialmente em carros elétricos, nos quais todas as taxas, pedágios e qualquer despesa do trajeto que o motorista faça seja paga automaticamente, enquanto o carro está carregando sua bateria.

Por: Fábio Vieira