Cientistas criam energia vindo das sombras

A energia das sombras chegou com tudo!

Depois do sucesso a energia fotovoltaica, cientistas tentam descobrir uma forma de gerar energia das sombras

A partir da diferença de potencial elétrico entre áreas de luz e sombra, pesquisadores da universidade de Singapura desenvolveram um dispositivo feito com uma fina camada de ouro, depositada sobre uma camada de silício. Quando parte dele está iluminada e parte na sombra, surge uma diferença de potencial elétrico que faz elétrons fluírem da área nas sombras para a área iluminada.

Os cientistas ambicionam que não seja mais necessário grandes áreas de Sol para produção de energia elétrica, a ideia é que as áreas de sombra geradas pelos prédios, nos grandes centros urbanos, sejam aproveitadas para geração de energia limpa. Ainda que a corrente produzida pelo dispositivo seja muito baixa, os cientistas estudam a possibilidade de combiná-lo com geradores, a fim de conseguir amplificar.

O experimento permitiu, até então, alimentar um relógio eletrônico em local de baixa incidência solar. Os dispositivos também podem ser usados para alimentar sensores: quando um carrinho de controle remoto passava perto de um dos geradores, sua sombra produzia corrente elétrica suficiente para iluminar um LED.

Por: Amanda Martins

Publicado em 12/06/2020