Blockchain: uma realidade mais ágil e segura

O futuro já é presente!

É só falar em Blockchain que, automaticamente, a maioria das pessoas correlacionam à bitcoin. Mas esse link direto é um tanto injusto, tendo em vista as diversas aplicações e facilidades que essa tecnologia pode promover no cotidiano das pessoas.

Bem, se você chegou aqui de paraquedas, vou lhe lembrar o que é a blockchain: é uma tecnologia que cria o encadeamento de registros – no qual o registro atual depende de informações do anterior –, sendo impossível alterar um registro passado sem que isso seja detectado, o que permite o intercâmbio de dados de forma segura, reforçando a autenticação e a validação das informações.

Mas uma tecnologia assim, tão complexa, parece um pouco distante para ser implementada no nosso cotidiano, não é verdade? Pois bem, deixa eu apresentar-lhe algumas das aplicações que ela pode ter!

A segurança que a Blockchain proporciona é capaz de promover uma democracia mais justa; se utilizada nas eleições de toda nação democrática do mundo, ela é capaz de impedir fraude no sistema eleitoral, como já foi experienciado por Dubai. Fora isso, se você já precisou registrar um imóvel no Brasil, sabe bem que é uma burocracia sem precedentes. No entanto, bastava migrar o sistema de cartório para a tecnologia de registros em blocos, que tudo isso iria mudar – não haveria mais a necessidade de tantas taxas e seria reduzido a quase zero a possibilidade de fraudes.

Não somente, os bilhões de objetos que estão se tornando inteligentes com a Internet das Coisas vão precisar registrar suas informações. Uma lâmpada que compra energia de uma empresa distribuidora, por exemplo, poderá fazer negócios sozinha se tiver sua identidade registrada em uma Blockchain.

Eu entendo se tudo isso parecer um tanto distante da sua realidade. Mas você já imaginou se o seu Smartphone utilizasse uma Blockchain para proteger os seus dados?

Pois é, a Samsung pensou nisso, e deve estar lançando seu modelo inteligente ainda este mês, usando a Blockchain para ajudar a impedir a falsificação e o roubo de informações armazenadas no telefone.

Por fim, uma outra aplicação, e talvez a mais inovadora delas, seria a identidade em Blockchain: registrar absolutamente todos os seus dados, desde transações financeiras até informações de saúde ou educação. Seria privado, seguro e você seria o real dono de suas informações, podendo usá-las da forma que desejar. Já imaginou não precisar andar com vários cartões diferentes?! Não precisaria mais levar na carteira seu cartão de crédito, do plano de saúde, de habilitação: todas essas informações estariam reunidas no mesmo lugar!

Não vai demorar muito para o mundo como conhecemos transformar-se radicalmente. Espero que, assim como eu, todos estejam animados com essas mudanças!

Por: Amanda Martins
Publicado em 21/05/2020