Blockchain ganha destaque na indústria de petróleo

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 19/02/2020

Segurança e custo são os fatores mais relevantes

Com o crescente avanço das tecnologias e de todas as industrias do mercado, o petróleo não quer ficar para traz e a blockchain pode ser a saída para muitas questões dessa indústria.

Com o crescimento do aquecimento global e a pressão por parte da população para as autoridades tomarem medidas paliativas envolvendo a extração de combustíveis fósseis e redução de emissão de gases do efeito estufa.

Visando melhorar as medidas de segurança as empresas de petróleo e diminuir os ataques cibernéticos, a alternativa adotada pode ser o uso de tecnologia blockchain.

“O Blockchain como implementação do DLT está tendo um grande impacto em muitos aspectos das tecnologias industriais, incluindo petróleo e gás. Segundo algumas pesquisas, mais de 40% dos executivos do setor de petróleo e gás estão considerando o blockchain como uma tecnologia para suas empresas. Um dos aspectos da blockchain que é particularmente útil para petróleo e gás é um conceito de contratos inteligentes. Isso permite que a indústria gerencie seus riscos contratuais, além de minimizar custos e aumentar a transparência em suas cadeias de suprimentos. ”, explicou o líder da equipe de segurança de blockchain da Karpersky.

Os desafios a serem combatidos são as questões de segurança, transparência e meio ambiente. E todos esses pontos podem ser resolvidos com a implantação da blockchain.

“A mudança climática é certamente uma questão política e, com a indústria do petróleo vista como um dos principais contribuintes para as causas da mudança climática, os ciberataques com motivação política são certamente um fator de risco que as empresas de petróleo devem planejar. De uma perspectiva de cibersegurança, o Blockchain fornece não apenas uma infraestrutura superior, mas uma estrutura mais integrada e interconectada que pode ajudar as empresas de petróleo a quantificar e demonstrar sua proposta de valor para a civilização e os esforços que eles fazem para ser ambientalmente responsáveis. ”, afirmou Dereck Stubbs o ICS/OT Cyber Security da NTT Security.

Algumas empresas mundialmente famosas na indústria do petróleo já estão abrindo as portas para a tecnologia blockchain, é o caso da Saudi Aramco e Vakt.