Banco Central Francês pode criar criptomoeda

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 05/12/2019

A França alavanca o blockchain.

O banco central Francês divulgou que planeja lançar um piloto de uma moeda digital, em 2020.

Segundo o relatório divulgado, o projeto do euro digital terá como alvo os participantes do setor financeiro privado e não envolverá pagamentos de varejo feitos por indivíduos, evitando “vigilância especial”.

A decisão visa fortalecer a eficiência do sistema financeiro francês e reivindicar a soberania da França sobre iniciativas privadas de moeda digital, como a Libra no Facebook.

O governador da França, usou o twitter para enfatizar que o país deveria ser o primeiro do mundo a emitir uma CBDC e fornecer um modelo exemplar para outras jurisdições.

“Vejo o interesse avançar rapidamente para a emissão de pelo menos uma moeda digital de banco central, buscando sermos o principal emissor globalmente e obter os benefícios associados ao fornecimento de uma moeda digital exemplar”, afirmou o governador.

A França buscou também impulsionar outras inovações na área, adotando e utilizando o Bitcoin em alguns estabelecimentos como já noticiamos aqui no Brais News. Além disso, eles se destacaram no lançamento de um sistema de pagamentos baseados em blockchain para a Europa.