Banco 24h é lançado para fintechs

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 30/12/2019

Novidade vindo por ai

Rodrigo Batista um dos fundadores da maior Exchange de Bitcoins do Brasil, a Mercado Bitcoin, em parceria com o Banco Central e a Cielo, desenvolveu o Saxperto, um banco digital para startups e fintechs

Para Batista, a ideia surgiu diante das dificuldades que os clientes do Mercado Bitcoin tinham para realizar o saque do seu dinheiro.

O projeto aborda um sistema “descentralizado” de saque para seus clientes, sendo parecido com um Banco 24 horas. Desta forma, por meio de uma rede de parceiros e estabelecimentos comerciais, os clientes das fintechs podem utilizar uma leitura de um QR Code para solicitar o saque, enquanto o estabelecimento está conectado com um dos parceiros do Saxperto.

 “No Lift estávamos apenas com o MercadoPago. E depois fizemos várias conexões. Fizemos conexão com a Cielo para integrar com Original, Pagbank e Next. E conseguimos falar com outros bancos, como Neon, Safra e C6. Falamos com muita gente no mercado financeiro (…) Queremos chegar aos médios e grandes varejistas. Mas dependemos de integração tecnológica. Esse é o nosso próximo desafio. Queremos ser uma solução única para saque. Para isso, queremos oferecer também saque na TecBan, Correios e lotéricas. Para complementar a solução de saques de carteiras”, explica Thiago Godoi, parceiro do projeto e ex-Mercado Pago.

O Saxperto já está sendo utilizado em 100 pontos comerciais em Porto Alegre, e em 2020 a meta é atingir São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

No programa, atualmente, estão habilitados o: Picpay, Mercado Pago, Nubank, Pague Seguro, Banco Original, Pagbank e Agibank.

Segundo os desenvolvedores, os estabelecimentos que adotam o projeto atraem mais público e diminuem o dinheiro do caixa, gerando menos custo com segurança e transporte.