Bahia e Rio Grande do Norte recebem prêmio de tecnologia blockchain

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 12/02/2020

A dobradinha nordestina chegou!

Um aplicativo que envolve licitações de blockchain dos governos da Bahia e do Rio Grande do Norte recebeu um prêmio internacional pela iniciativa.

A solução registra informações sobre compra, edital, ata e contratos de governo na tecnologia blockchain, chamado de Soluções Online de Licitação (SOL).

A iniciativa foi desenvolvida pela empresa Caiena e foi lançado em julho de 2019, com o objetivo de alcançar associações de agricultura e cooperativas da Bahia e do Rio Grande do Norte.

“Atualmente, as cooperativas conseguem criar licitações, avaliar as propostas recebidas e até assinar digitalmente cada contrato. Tudo acontece online, sem a necessidade de papéis ou deslocamento dos fornecedores. O processo que antigamente demorava meses passa a acontecer em alguns dias, agilizando o desenvolvimento socioeconômico das regiões atendidas.”, afirmou David Pedoneze, responsável técnico do projeto SOL.

Desde o seu lançamento 245 contratos já foram efetivados, movimentando R$ 2,5 milhões.

O projeto foi escolhido para concorrer na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições do iF Design Award, que acontece em Hamburgo (Alemanha).