A web 3.0 já está a caminho e será fundamental para nosso futuro

Todas as vezes que falamos sobre as novas tecnologias que estão surgindo e mudando o curso da humanidade, falamos também do ambiente que essas ferramentas estarão atuando, a Web 3.0. Hoje, vamos explicar pra você o que é e por que a web3, como também é conhecida, tem um papel tão importante no nosso futuro.

A Web 3.0 recebe esse nome por ser considerada a terceira geração da internet, até por esse motivo é importante falar um pouco sobre as duas primeiras versões, para entendermos as melhorias e inovações que essa última versão trará para os usuários.

A web 1.0 foi a primeira versão da internet, lançada décadas atrás, e que tinha como principal característica abrigar um conjunto de sites estáticos com cargas de informações, mas sem nenhum tipo de interação com o usuário. A internet, em geral, era bastante lenta e era impossível pensar em baixar músicas e vídeos ou usar serviços de streaming, por exemplo.

A versão 2.0 é a que estamos vivenciando. Ganhamos a oportunidade de interagir, velocidade de navegação e interfaces gráficas mais bonitas. Aliás, saímos da posição de apenas observar para participar do que estava sendo produzido na internet. Essa quantidade absurda de compartilhamento de conteúdo deu origem à era das redes sociais, do compartilhamento de dados. A disseminação de informação ficou simples e rápida.

Atualmente, estamos passando por uma transição, as últimas duas versões da web irão dar espaço para a terceira geração, a Web 3.0. Ela vai unir o que há de melhor nas versões anteriores, trazendo ainda mais tecnologias e segurança para os usuários.


Menos dados violados e mais segurança para criadores de conteúdo

O fato dos dados serem descentralizados e distribuídos será um fator importante para dificultar a ação de hackers, uma vez que uma ação dessa natureza só seria possível através de tecnologias bem avançadas e, possivelmente, através do desligamento de toda a rede de internet. Algo até então improvável de acontecer.

Além disso, a Web 3.0 será um ambiente mais seguro e rentável para criadores de conteúdo. Como a terceira geração da internet estará com suas bases fincadas na blockchain nenhuma instituição, com modelo de gestão centralizado, o que quer dizer que os conteúdos produzidos não poderão ser retirados do ar.

Outro ponto importante é que os materiais publicados na blockchain assumirão a forma de tokens. Isso vai fazer com que esses materiais se tornem conteúdos únicos, imutáveis, o que deverá elevar o valor de cada material que for produzido na web3.

Interoperabilidade

Este tópico também é bastante importante para a web 3.0. A interoperabilidade nos permitirá personalizar aplicativos de forma fácil e os apps serão independentes de dispositivos, serão capazes de rodar em smartphones, TVs, computadores, automóveis, micro-ondas e até sensores inteligentes.

Isso significa um grande avanço, uma vez que a maioria dos aplicativos atuais são criados para rodar em apenas um sistema operacional, limitando a sua atuação e seu alcance.

Propriedade de dados

Este ponto certamente é o mais debatido e aguardado da Web3. Essa revolução tecnológica promete devolver a privacidade e os dados aos seus verdadeiros donos: os usuários. Os dados serão entregues com segurança, através de criptografia, que passou a ser passou a ser realidade para os usuários. Isso mostra que, através da inteligência artificial, os internautas passam a criar um formato de navegação, não mais aguardando que as próprias empresas criem mecanismos para isso.

 



A web3 já está chegando, mas ainda levará tempo para se estabelecer

Sem dúvidas a chegada da web3 vai impactar profundamente o setor de tecnologia, trazendo para usuários melhorias importantes na navegabilidade, velocidade da internet, segurança, inovação, velocidade de informação, dentre tantos outros benefícios que falamos acima neste artigo.

Porém, é justo ponderar que essas mudanças ainda vão demorar um pouco para atingirem seu potencial máximo. Assim como aconteceu com a web 1.0 e a web 2.0 a mudança levará tempo e integração com sistemas que já existem. Porém, como diz no artigo da Essenitia.one na plataforma medium, e que serviu de base para este artigo, a revolução já começou e nós já passamos do ponto de retorno.

Agora, nos resta acompanhar as mudanças e termos consciência de que estaremos vivenciando a mudança nos paradigmas tecnológicos na humanidade em tempo real. 

O mercado de criptoativos é uma grande oportunidade para quem deseja encontrar a liberdade financeira.