5G será implantado no Brasil

Por: Daniela Abrantes
Publicado em 11/02/2020

É penta!

O presidente Jair Bolsonaro estabeleceu as diretrizes para o leilão da implantação da rede 5G no Brasil, porém a disponibilização da rede no país pode acontecer só em 2021.

A rede 5G pode ser uma grande combinação quando utilizada com a tecnologia blockchain para proteger redes bancárias móveis e transações sem sobrecarregar a internet.

Apesar do uso da rede 5G causar interferência nas antenas parabólicas, as entidades responsáveis já estão estabelecendo medidas para não prejudicar as pessoas que possuem as parabólicas.

“Caberá à Anatel a realização de estudos relativos à disponibilização da Banda C Satelital, total ou parcialmente, para a prestação de serviços de telecomunicações de suporte à banda larga … o órgão regulador deverá ainda estimar os custos das medidas que precisarão ser adotadas para conter as eventuais interferências nas parabólicas”, diz a portaria destacando que caberá às “empresas vencedoras do certame” arcarem com o ressarcimento de tais custos”, afirmou o MCTIC

As operadoras que vão oferecer a tecnologia deverão atender locais com população superior a 600 habitantes, além de rodovias federais com banda larga móvel e redes de transporte de alta velocidade.

O leilão e o edital de licitação estão programados para serem feitos no segundo semestre de 2020, podendo gerar mais de US$ 3 trilhões com a união do 5G e da blockchain.